14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (2024)

Os títulos costumam ser lançados nas lojas digitais Steam e Epic Games Store, mas nem todos os jogos do PS5 e PS4 chegam no PC. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com alguns dos títulos exclusivos da Sony que gamers mais gostariam de ver nos computadores.

🎮 10 melhores jogos grátis do Steam para baixar agora no PC
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (1)

👉 Ainda vale a pena comprar o PS4? Opine no Fórum do TechTudo

Vale a pena ressaltar que jogos de PS4 e PS5 ganham várias funções extras e capacidades gráficas que podem superar os consoles, a depender, claro, das especificações técnicas do computador do usuário. A maioria deles ganha suporte a alta resolução 4K, taxa de quadros sem limite, suporte a monitores Ultrawide e, em alguns casos, Ray Tracing mais detalhado. Todos os games também incluem suporte ao joystick DualSense para uma experiência mais próxima do console e a partir de Ghost of Tsushima será possível conectar uma conta da PlayStation Network para obter troféus nos jogos.

1. God of War: Ragnarok

Após os eventos de God of War de 2018, o Deus da Guerra Kratos e seu filho Atreus agora precisam lidar com as consequências de suas ações, tendo irritado deuses da mitologia nórdica como Freya, Odin e Thor, o Deus do Trovão. Eles também precisam entender melhor qual será seu papel no grande evento apocalíptico que se seguirá e se poderão escapar com vida de seus destinos.

A jogabilidade do game traz o mesmo sistema de combate do anterior, porém ainda mais voltado para a ação e combos como nos jogos clássicos da série. Ainda há elementos leves de RPG como armaduras, armas, melhorias e novas habilidades a serem desbloqueadas. O jogo já foi lançado no PS5 há mais de um ano e o original está disponível para PC, onde fãs com certeza estão ansiosos pela sequência após rumores sobre seu anúncio.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (2)

2. Final Fantasy 7 Rebirth

O segundo game na trilogia de remakes que recontam a história do sétimo capítulo da saga Final Fantasy continua os eventos do jogo original após Cloud, Barret, Tifa, Aerith e Red XIII deixaram a cidade de Midgar em busca do vilão Sephiroth. Boa parte da gameplay do título anterior foi mantida, como os combates que misturam ataques em tempo real com menus, equipamentos e níveis de RPG.

Já as partes de exploração se transformam em áreas muito maiores e semiabertas, reproduzindo o mundo de Final Fantasy 7 como áreas interconectadas. Este capítulo também está repleto de minigames no parque de diversão Gold Saucer e traz várias novidades em relação ao clássico. Se o período de exclusividade de Final Fantasy 7 Rebirth for o mesmo de Final Fantasy 7 Remake, é possível que ele chegue ao PC a partir de março de 2025.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (3)

3. The Last of Us 2 Remastered

A aventura de Ellie na sequência do aclamado The Last of Us Parte 1 mostra uma jornada em que a coadjuvante do primeiro jogo se torna uma protagonista cheia de raiva e em busca de vingança após um ataque à comunidade onde ela vivia com Joel, personagem principal do primeiro game. O mundo de The Last of Us ainda é dominado por criaturas semelhantes a zumbis tomadas pelo fungo Cordyceps, porém humanos estão começando a se reunir novamente em comunidades, gerando conflitos entre grupos radicais.

O game ampliou os trechos de exploração do original, os quais agora se assemelham a áreas de mundo aberto, enquanto também trouxe mais profundidade para seu trechos de combate e furtividade com inimigos mais inteligentes. Há também uma segunda protagonista jogável, Abby, cuja jornada e campanha se entrelaçam com a de Ellie. A versão Remastered ainda traz alguns extras como um novo modo Roguelike. É bastante provável que o game chegue ao PC em 2025 para acompanhar o lançamento da segunda temporada da série live action de The Last of Us na HBO.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (4)

4. Bloodborne

Um dos games no estilo do aclamado "Dark Souls I", Bloodborne foi criado pelo mesmo estúdio e diretor da série Souls, Hidetaka Miyazaki da From Software, e por isso é muito desejado por fãs da franquia. O jogo conta a história de um caçador sem nome em meio à cidade gótica de Yharnam onde uma estranha doença contaminou toda sua população e transformou seus habitantes em monstros.

A jogabilidade traz o alto nível de desafio tradicional dos games da série "Souls" com peculiaridades exclusivas do título como seu arsenal próprio, porém sua maior arma ainda será observar e decifrar as fraquezas dos poderosos chefes. Usuários aguardam bastante por um remake, remaster ou sequência de Bloodborne, seja para PC ou PlayStation 5 (PS5), porém a Sony não parece ter intenção de mexer na franquia por enquanto.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (5)

5. Marvel's Spider-Man 2

A sequência da série Marvel's Spider-Man e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales da Insomniac Games ainda é atualmente um dos exclusivos de maior peso do PlayStation 5 (PS5). A aventura de ambos os heróis intitulados Homem-Aranha, Peter Parker e Miles Morales, traz um mundo aberto ainda maior que o do game anterior com novas áreas como o Brooklyn, Queens e Coney Island, com novas formas de locomoção como as asas de teia para planar. Durante a aventura eles irão encarar perigos como Kraven, o Caçador, o retorno do Sr. Negativo e o simbionte alienígena como o terrível Venom.

Caso a sequência siga os caminhos dos jogos anteriores da série o game poderá dar as caras em outubro de 2025, 2 anos após o lançamento no PS5. Existe uma versão não-oficial para PC feita por fãs que utilizaram como base uma versão vazada da Insomniac Games, porém ela apresenta muitos bugs e, apesar de ser jogável, oferece riscos de segurança para o usuário.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (6)

6. Death Stranding 2: On the Beach

Ainda é um pouco cedo para pedir por Death Stranding 2: On the Beach no PC, já que o game do famoso designer Hideo Kojima nem lançado foi no PlayStation 5 (PS5), com lançamento previsto para 2025. A nova aventura de Sam Bridges, interpretado pelo ator Norman Reedus, promete levar o personagem para novas áreas no mundo de Death Stranding, onde criaturas invisíveis capazes de causar grandes calamidades isolaram os humanos em pequenas comunidades.

Para conectar esses sobreviventes usuários precisam enfrentar terrenos geograficamente desafiadores e a sequência promete novas áreas com mais perigos da natureza como desertos, enchentes, avalanches e mais. O primeiro Death Stranding foi lançado no PC aproximadamente 6 meses após a chegada no PS4, mas a sequência pode ter um período maior de exclusividade se seguir o padrão de outros games, provavelmente chegando apenas em 2026.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (7)

7. Gravity Rush 1 e 2

A série de aventura Gravity Rush não teve vendas tão altas, mas conquistou um certo público com as aventuras de Kat, uma jovem capaz de controlar a gravidade em um mundo estranho. Originalmente lançado como um exclusivo do portátil PlayStation Vita, Gravity Rush 1 e 2 foram remasterizados para o PlayStation 4 (PS4), onde também não fizeram sucesso suficiente para manter a série viva e garantir um terceiro capítulo para concluir sua história.

Um relançamento no PC com Gravity Rush e Gravity Rush 2 juntos em uma coletânea remasterizada pode ser uma excelente oportunidade para novos jogadores conhecerem a série e talvez expandirem seu mundo através de modificações (mods) e conteúdos criados por fãs.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (8)

8. Final Fantasy XVI

Um dos jogos exclusivos mais aclamados do PlayStation 5 (PS5), o décimo sexto capítulo da saga Final Fantasy da Square Enix conta uma história de vingança e intriga política. Jogadores assumem o papel de Clive Rosfield, um guerreiro que jura encontrar o assassino de seu irmão, no mundo fantástico de Valisthea, onde reinos disputam pelo controle de enormes cristais mágicos com a ajuda de Dominantes, pessoas que podem invocar poderosas criaturas chamadas Eikon.

O sistema de batalha do game traz elementos de ação e RPG com alguns pontos semelhantes a Final Fantasy XV e Final Fantasy 7 Remake, porém ainda mais intenso e com batalhas especiais nos confrontos com os Eikons. Segundo o produtor Naoki "Yoshi-P" Yoshida, a versão PC está em desenvolvimento junto com "outras plataformas", mas ainda não tem uma data definida. Para fins de comparação Final Fantasy XV chegou ao PC pouco mais de um ano após a versão dos consoles.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (9)

Um dos games que era bastante aguardado para PlayStation 3 (PS3) acabou sendo lançado apenas no PS4 e não teve tanto sucesso quanto outros games do extinto estúdio "Team Ico", como Shadow of the Colossus. The Last Guardian conta a história de um menino e uma enorme criatura semelhante a um grifo chamada Trico, que ele encontra aprisionada e forma um laço de amizade.

Juntos eles precisam resolver desafios de plataforma e quebra-cabeça para progredir, porém Trico não pode ser controlado diretamente, o jogador precisa dar comandos a ele e nem sempre a criatura será tão obediente quanto o desejado. Assim como Gravity Rush, o game não foi um sucesso comercial, mas conta com fãs apaixonados pelo game e poderia encontrar um público maior no PC.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (10)

10. Infamous Second Son

A clássica série de "super-herói" da Sucker Punch Productions foi um dos games que exibia as novas capacidades do PlayStation 4 (PS4) próximo ao lançamento do console ao oferecer um grande mundo aberto para explorar com um novo protagonista, Delsin Rowe. No mundo de Infamous algumas pessoas desenvolvem habilidades especiais como super poderes e a sociedade se divide entre aqueles com medo que acreditam que eles devem ser controlados por uma unidade de proteção, o D.U.P., e os que os enaltecem como heróis, semelhante às histórias dos X-Men.

Delsin pode usar seus poderes para se locomover pela cidade e enfrentar inimigos como agentes do D.U.P., libertando outros superpoderosos e suas ações contribuem para um sistema de karma que determina se ele será um herói ou vilão. Vale lembrar que a Sucker Punch Productions é também responsável por Ghost of Tsushima que chegou ao PC em maio e seria interessante ver o estúdio retornando para a franquia Infamous ao conquistar mais público no PC.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (11)

11. Gran Turismo 7

Uma das franquias mais famosas da Sony, o sétimo game da saga de corrida Gran Turismo apresentar 150 anos de história automobilística através de corridas disputadas com mais de 400 carros por mais de 90 percursos em 34 locais ao redor do mundo. Usuários poderão participar da campanha GT Simulation com corridas, provas de tempo, desafios de drifts e Rally musical, ou mesmo absorver todo o conhecimento condensado da cultura automobilística pelo GT Café.

O criador da série e CEO da desenvolvedora do game, a Polyphony Digital, Kazunori Yamauchi, comentou que estavam estudando a possibilidade de levar o game ao PC. No entanto, ele afirmou que havia desafios técnicos por ser um jogo tão otimizado para o PlayStation 5 (PS5). Seria uma ótima oportunidade para oferecer crossplay entre as diferentes plataformas e maior suporte a Ray Tracing no jogo, que só está disponível em replays das corridas no PS5.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (12)

12. Shadow of the Colossus Remake

O game mais conhecido do "Team Ico" lançado originalmente em 2005 para o PlayStation 2 ganhou um remake no PS4 pelas mãos da Bluepoint Games, que não mexeu muito na estrutura do jogo, apenas atualizou seus gráficos. Em Shadow of the Colossus jogadores controlam um guerreiro que deseja ressuscitar uma jovem ao realizar trabalhos para uma estranha presença maligna, mais precisamente matar 16 criaturas gigantes chamadas Colossi espalhadas pelo mapa.

A jogabilidade de Shadow of the Colossus PS4 Version é curiosa pois envolve quebra-cabeças de plataforma e ação para chegar até os Colossi e então descobrir uma forma de escalá-los e atacar seus pontos fracos. O jogo ganhou muitos fãs com sua jogabilidade minimalista e confrontos de proporções épicas, elementos os quais poderiam garantir uma boa sobrevida no PC.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (13)

13. Dreams

Dos mesmos criadores de LittleBigPlanet, o estúdio Media Molecule, Dreams não é exatamente um jogo, mas uma ferramenta capaz de criar jogos. Por meio de vários elementos usuários podem criar seus próprios personagens, cenários, "programação" e mais para criar games que por sua vez podiam ser compartilhados com outros jogadores. Há milhares de criações de usuários simplesmente esperando serem descobertas por novos usuários.

Um conhecido hacker e minerador de dados chamado Lance McDonald afirmou que encontrou evidências de que uma versão para PC do game estava em desenvolvimento. Segundo uma fonte que estava testando a versão PC e teria entrado em contato com ele o jogo já estava praticamente terminado quando foi cancelado após a Media Molecule sofrer corte de pessoal entre as demissões em massa da Sony. Após esses rumores muitos fãs estão tentando convencer a fabricante a lançar o game.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (14)

14. Uncharted: The Nathan Drake Collection

Um detalhe curioso sobre a série Uncharted no PC é que Uncharted 4: A Thief's End e Uncharted: The Lost Legacy estão disponíveis para computadores no pacote Uncharted: Legacy of Thieves Collection (Coleção Legado dos Ladrões). No entanto, usuários que queiram jogar a trilogia original para saber como o aventureiro Nathan Drake conclui sua jornada no quarto game, não podem jogar no PC.

Trazer Uncharted: The Nathan Drake Collection para os computadores parece uma ótima ideia, já que a coletânea inclui versões remasterizadas de Uncharted: Drake’s Fortune, Uncharted 2: Among Thieves e Uncharted 3: Drake's Deception. Vale ainda mencionar que a protagonista Chloe Frazer de Uncharted: The Lost Legacy foi apresentada pela primeira vez em Uncharted 2 e também faria sentido ter seu jogo de estreia disponível no PC.

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (15)

Com informações de PlayStation Store (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e 14), DSOGaming, IGN, PushSquare, PlayStation Lifestyle, WCCF Tech, Steam

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (16)

Steam Verde é confiável? Veja o que é e perigos no download de games

Saiba mais

Ghost of Tsushima no PC: veja gameplay, requisitos e download no Steam

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (17)

Helldivers 2: veja gameplay, história e requisitos do lançamento

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (18)

Final Fantasy 7 Rebirth no PC? Tire dúvidas sobre gameplay e mais do remake

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (19)

14 jogos do PS4 e PS5 que todo gamer de PC gostaria de ver no Steam (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Dan Stracke

Last Updated:

Views: 5311

Rating: 4.2 / 5 (43 voted)

Reviews: 90% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dan Stracke

Birthday: 1992-08-25

Address: 2253 Brown Springs, East Alla, OH 38634-0309

Phone: +398735162064

Job: Investor Government Associate

Hobby: Shopping, LARPing, Scrapbooking, Surfing, Slacklining, Dance, Glassblowing

Introduction: My name is Dan Stracke, I am a homely, gleaming, glamorous, inquisitive, homely, gorgeous, light person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.